domingo, 29 de agosto de 2010

Peregrinação à Aparecida do Norte

A Casa da Mãe Aparecida recebeu no último sábado de agosto, dia 28, a 21ª Peregrinação Oficial da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Os cerca de 50 mil romeiros oriundos das paróquias cariocas retornaram à Aparecida do Norte para rezar, louvar e bendizer a Deus por todas as graças recebidas e renovar os pedidos de paz, não só para o Rio de Janeiro mas por todo o Brasil.

Às 7h, sob a animação de Monsenhor Joel Portela, Coordenador da Comissão Arquidiocesana de Pastoral, o povo carioca foi se reunindo em frente a Tribuna do Papa Bento XVI para a primeira parte da programação, rezar um terço. A recitação do terço foi iniciada por Dom Assis Lopes, Bispo Auxiliar da Arquidiocese. Entre as intenções estavam o Brasil e o povo brasileiro, as eleições e candidatos, a paz, os falecidos e os sacerdotes, em especial pelo Padre João de Deus comemorando seu Ano Jubilar de 50 anos de sacerdócio.



Após o terço, os peregrinos se prepararam para o segundo momento programado, a Celebração da Santa Missa, que aconteceu às 9h. Presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, a Missa foi concelebrada por Dom Raymundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida, Dom José Alves Guerra, Bispo de Coimbra, em Portugal, Dom Assis Lopes, Dom Edson de Castro Homem e Dom Antonio Augusto, Bispos Auxiliares do Rio de Janeiro, além dos Vigários Episcopais da Arquidiocese do Rio de Janeiro e demais padres presentes. A missa foi transmitida pelas TVs Aparecida e Horizonte, pelas Redes Nazaré e Vida de Televisão, além da Rádio Catedral do Rio de Janeiro.

Dom Orani iniciou a Celebração saudando a todos em especial aos peregrinos do Rio de Janeiro e agradeceu a Dom Damasceno pela acolhida da Casa da Mãe e destacou a importância de caminharmos juntos na fé. Durante a Homilia, Dom Orani falou das possibilidades que uma peregrinação pode nos oferecer. Além de ser uma tradição religiosa, quanto chegamos a um lugar sagrado Deus atua nessa visita, e temos a possibilidade de confissão e escutar o chamado do Senhor. Outra possibilidade é a de retornarmos aos para as nossas casas, paróquias e comunidades mais fervorosos com o ardor missionário renovado. Dom Orani lembrou que o Templo é sempre testemunho das promessas e das graças e que sempre é tempo de conversão para em seguida destacar a simplicidade de um romeiro. Ele ensinou que devemos suplicar e experimentar o verdadeiro amor, aquele que nem sempre vemos, e nos render a Jesus Cristo. Para Dom Orani é fundamental aproveitar cada instante para multiplicarmos os dons e talentos que Deus nos dá. Para encerrar, Dom Orani afirmou os interesses que Deus tem pela humanidade:

- Nós todos somos os sinais. Devemos sempre renovar nossa vontade de servir à Deus e estar de coração aberto para que seja feita em nós a vontade do Pai, concluiu.



Para concluir a programação da Romaria, após a missa os peregrinos realizaram a Via-Sacra até o Morro do Cruzeiro.

Muitos romeiros vão a Aparecida pedir alguma graça e por isso o local chamado “Sala das Promessas” fica repleto desses fiéis que depositam toda a sua fé na intercessão e no auxílio de Nossa Senhora para superar algum momento de dificuldade ou conseguir ultrapassar uma etapa na vida. Cícero Balbino, peregrino da Paróquia Bom Jesus da Penha, no bairro da Penha, acendeu uma vela de 1,50m na intenção de sua filha que este ano prestará prova de admissão ao Colégio Pedro II:

- Tenho fé em Nossa Senhora que ela será aprovada.

Outros tantos também participam da peregrinação para agradecer por graças recebidas, como a paroquiana da Paróquia Jesus Salvador do Mundo, do bairro Paciência, Márcia Xavier. Márcia fez uma promessa para um parente que desenvolveu um câncer. Este parente conseguiu se recuperar, hoje tem a doença controlada e voltou a ter suas atividades normais. Já Maria das Dores, peregrina da Paróquia São Jerônimo, em Coelho Neto, veio agradecer por duas graças alcançadas. Ela contou que o primeiro pedido foi feito para uma sobrinha que tinha o risco de perder a mão esquerda, em virtude de um tombo e que conseguiu se recuperar completamente sem a necessidade sequer de cirurgia. Para o segundo ela ofertou uma cabeça de cera e explicou emocionada:

- Meu sobrinho tinha um desejo forte de matar os filhos e a esposa e hoje, com a ajuda de Nossa Senhora Aparecida, ele hoje superou e está livre dessa vontade.



Ana Moreira, da Paróquia Nossa Senhora da Consolata, em Benfica, lembrou da primeira vez que veio em Aparecida do Norte há 50 anos, ainda na antiga igreja. Naquela época ela tinha um caroço no seio e seus tios fizeram uma promessa para Nossa Senhora. Após o pedido feito, novos exames constataram a melhora e o sumiço da doença:

- Sempre fico muito emocionada quando venho a Aparecida, pois me recordo dessa graça recebida pela intercessão de Nossa Senhora, disse.

Já Alda Mello partilhou que após sofrer o terceiro AVC, o popular derrame, seu filho fez uma promessa à Nossa Senhora Aparecida. Seu diagnóstico era a necessidade de uma angioplastia, além de estar em estado de coma. Após receber a graça pedida pelo filho e superar todas as dificuldades, ela passou freqüentar a Paróquia Santa Teresa de Jesus, no bairro de Santa Teresa, e hoje realiza inclusive atividades físicas normalmente, além de ter vencido uma depressão:

- Eu saí do fundo do poço!, contou animada.

Padre Alexsandro de Medeiros, do Ordinariado Militar do Brasil, que participou da Peregrinação pela Paróquia de Sant´Ana, no Centro, explicou que a Igreja é peregrina e está em busca constante de Deus, da mesma forma que o Povo de Israel, saindo do Egito foi em busca da Terra Prometida. A Romaria recorda também nossa devoção e amor a Maria e a religiosidade do povo de Deus. Finalizando, ele disse que uma peregrinação também deve servir para reavivar em nós o amor de Deus e a esperança em nossa caminhada na fé.

Galeria de Fotos:











sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PARA QUE TODOS SEJAM UM


Divulgaçã:
Portal da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm

Liturgia Diária

19ª Semana Comum

Primeira leitura (Ezequiel 16,1-15.60.63)

Leitura da Profecia de Eze­quiel.

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2“Filho do homem, mostra a Jerusalém suas abominações. 3Dirás: Assim fala o Senhor Deus a Jerusalém: Por tua origem e nascimento és do país de Canaã. Teu pai era um amorreu e tua mãe uma hitita. 4E como foi o teu nascimento? Quando nasceste, não te cortaram o cordão umbilical, não foste banhada em água, nem es­fre­gada com salmoura nem envolvida em faixas.

5Ninguém teve dó de ti, nem te prestou algum desses serviços por compaixão. Ao contrário, no dia em que nasceste, eles te deixaram exposta em campo aberto, porque desprezavam a tua vida. 6Então, eu passei junto de ti e vi que te debatias no próprio sangue. E enquanto estavas em teu sangue, eu te disse: “Vive!” 7Eu te fiz crescer exuberante como planta silvestre. Tu cresceste e te desenvolveste, e chegaste à puberdade. Teus seios se firmaram e os pêlos cresceram; mas estavas inteiramente nua. 8Passando junto de ti, percebi que tinhas chegado à idade do amor. Estendi meu manto sobre ti para cobrir tua nudez. Fiz um juramento, estabelecendo uma aliança contigo — oráculo do Senhor —, e tu foste minha.
9Banhei-te na água, limpei-te do sangue e ungi-te com perfume. 10Eu te revesti de roupas bordadas, calcei-te com sandálias de fino couro, cingi-te de linho e te cobri de seda. 11Eu te enfeitei de joias, pus braceletes em teus braços e um colar no pescoço. 12Eu te pus um anel no nariz, brincos nas orelhas e uma coroa magnífica na cabeça. 13Estavas enfeitada de ouro e prata, tuas ves­timentas eram de linho finíssimo, de seda e de bordados. Eu te nutria com flor de farinha, mel e óleo. Ficaste cada vez mais bela e chegaste à realeza.
14Tua fama se espalhou entre as nações por causa de tua beleza perfeita, devido ao esplendor com que te cobri — oráculo do Senhor. 15Mas puseste tua confiança na beleza e te prostituíste graças à tua fama. E sem pudor te oferecias a qualquer passante. 60Eu, porém, me lembrarei de minha aliança contigo, quando ainda eras jovem, e vou estabelecer contigo uma aliança eterna. 63É para que te recordes e te envergonhes, e na tua confusão não abras mais a boca, quando eu te houver perdoado tudo o que fizeste, — oráculo do Senhor Deus”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


Salmo (Isaías 12,2-4.5-6)
— Acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.

— Acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.


— Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis no manancial da salvação. E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, dentre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

— Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”


Evangelho (Mateus 19,3-12)
— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 3alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. 7Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher — a não ser em caso de união ilegítima — e se casar com outra, comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”.

11Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender entenda”.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Santo do Dia


11 de Agosto - Dia de Santa Clara

"Clara de nome, mais clara de vida e claríssima de virtudes!" Neste dia, celebramos a memória da jovem inteligente e bela que se tornou a 'dama pobre'. Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual [inspiração] lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade.

Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida. Em 1212, quando tinha apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e teve seus lindos cabelos cortados como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente.


Ao se dirigir para a igreja de São Damião, Clara – juntamente com outras moças – deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, principalmente no longo tempo de enfermidade, período em que permaneceu em paz e totalmente resignada à vontade divina. Nada podendo contra sua fé na Eucaristia, pôde ainda se levantar para expulsar – com o Santíssimo Sacramento – os mouros (homens violentos que desejavam invadir o Convento em Assis) e assistir, um ano antes de sua morte em 1253, a Celebração da Eucaristia, sem precisar sair de seu leito. Por essa razão é que a santa de hoje é aclamada como a "Patrona da Televisão".


Era a noite de Natal, em que a humanidade inteira comemora com os anjos o nascimento do Menino de Belém, quando todas as Irmãs foram para a Capela do Mosteiro, a fim de rezar a oração das Matinas. Por isso, Santa Clara permaneceu sozinha, no seu leito, já que se encontrava doente nesta ocasião e não podia acompanhar a Comunidade até a Capela.

Por isso, Clara começou a meditar e a falar com o pequenino Jesus, visto que sofria por não ter podido participar dos louvores divinos: - “Senhor meu Deus, deixaram-me aqui sozinha”. Então, eis que de repente, começou ressoar em seus ouvidos o maravilhoso conserto que estava acontecendo na igreja de São Francisco. Clara escutava com muita alegria os irmãos, os frades, salmodiando o Ofício Divino, inclusive ouvindo até o som dos instrumentos musicais. Se não fosse por uma intervenção divina, seria impossível que Santa Clara pudesse ouvir tais sons, pois o lugar não era tão próximo assim do Mosteiro. Tal prodígio só era possível se a solenidade tivesse sido amplificada de forma divina ou se o ouvido da santa tivesse sido reforçado na sua audição de um modo sobre-humano. Ainda mais fenomenal foi o fato de Santa Clara, além de ouvir, ver o próprio presépio do Senhor e assistir à Santa Missa meia-noite, que se seguiu após o canto dos salmos.

Quando as Irmãs foram ver Santa Clara de manhã no seu leito, ela lhes falou: - “Bendito seja o Senhor Jesus Cristo, que não me deixou aqui abandonada, sozinha, quando vocês me abandonaram. Escutei, por graça do Senhor, toda a solenidade celebrada esta noite na igreja de São Francisco e lá estive presente, recebendo até a santa comunhão. Agradecei comigo a Nosso Senhor Jesus Cristo, por tal graça a mim concedida”.

Por causa deste fato tão espantoso, o Papa Pio XII declarou Santa Clara padroeira da televisão em 1958.


Santa Clara rogai por nós!

sábado, 7 de agosto de 2010

Amanhã é...


Amanhã é um dia muito especial... é

Dia dos Pais

Juntos, rogamos a Deus a proteção, a força, a direção e a perseverança necessária a todos os Pais.
Que Ele os abençoe e proteja todos os dias!


Você que é filho ou filha, aproveite a oportunidade e convide seu pai para o tradicional almoço paroquial, a partir das 12h30min. na nossa Igreja de Santa Teresa de Jesus, Rua Áurea nº 71. Venha celebrar conosco esse dia especial.

Ingressos na Secretaria da Igreja.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Santo do Dia


Celebramos hoje, dia 04 de agosto, São João Maria Batista Vianney. Ele era conhecido como “Santo Cura d’Ars”, que significa Santo Padre de Ars. A Santa Madre Igreja o Proclamou “SANTO CURA D’ARS – PATRONO DOS VIGÁRIOS”.
Está escrito em Hb 5: "Um homem tirado por Deus do meio do povo e colocado a serviço desse mesmo povo nas coisas de Deus!" Esses são os nossos Santos Padres, alguém escolhido por Ele para ser Sua presença no meio de nós.
Desta forma, rezemos por todos os Sacerdotes que distribuem a Misericórdia de Deus pelo mundo.

São João Maria Batista Vianney rogai por nós!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Liturgia Diária


18ª Semana Comum

Primeira Leitura - Jeremias 30, 1-2. 12-15. 18-22
Salmos 101
Evangelho - Mateus 14, 22-36

Leia a Bíblia

domingo, 1 de agosto de 2010

Cidade Maravilhosa prepara nova visita da Virgem de Nazaré


O Círio de Nazaré vai movimentar a Arquidiocese do Rio de Janeiro de 20 a 22 de agosto, quando a berlinda, ornamentada por flores, que carrega a imagem da Virgem de Nazaré, percorrerá todos os vicariatos. Fé e devoção devem ser as palavras que vão marcar esta edição da festa religiosa.

— Um povo que é abençoado pelo Cristo vai receber a benção de Nossa Senhora de Nazaré. Dessa maneira iremos aproveitar um evento cultural para ser também, para nós, um momento de fé e devoção que ajude o nosso povo em sua identidade católica e em seu entusiasmo para viver, como Igreja de Jesus Cristo, em estado permanente de missão, disse o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta.


Origem da devoção

A devoção à Nossa Senhora de Nazaré teve início, na verdade, em Portugal. Segundo a tradição, a imagem original da Virgem de Nazaré teria sido esculpida pelo seu próprio esposo, São José, e saído da cidade de Nazaré, no ano de 361. No Brasil, a devoção à Virgem teve início em 1700, quando o caboclo Plácido José de Souza encontrou, às margens do igarapé Murutucú – no exato lugar onde hoje se encontra o Santuário de Nazaré – uma pequena imagem de Nossa Senhora. No mesmo dia, Plácido levou a imagem para casa, mas, no dia seguinte, para a sua surpresa, ela não estava mais lá. Depois de muito procurar, Plácido foi reencontrá-la, novamente, às margens do Murutucú. O fato teria se repetido mais algumas vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local onde encontrou a imagem, Plácido construiu uma pequena capela. Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo então governador da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio de Nazaré foi realizado no dia 8 de setembro de 1793.