segunda-feira, 29 de novembro de 2010

1º Festival Canto Coral da Arquidiocese do Rio



Com o objetivo de apoiar e divulgar o Canto Coral, a Arquidiocese do Rio de Janeiro está lançando o 1º Festival Canto Coral, “Natal EnCanto”, que será realizado entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro de 2010.

Poderão participar do festival de coros, corais da Arquidiocese do Rio dos Vicariatos Sul e Jacarepaguá. Mas, a critério do comitê organizador, poderão ser convidados corais de outros Vicariatos. As inscrições podem ser feitas nas categorias adulto e infantil.

De acordo com o produtor cultural do evento, Marcello Bigatello, cada coral deverá apresentar-se com duas músicas, de livre escolha, mas respeitando a doutrina da Igreja. A duração de cada apresentação será de no máximo 15 minutos.

A premiação do Festival na categoria adulto será de 15 mil reais para o primeiro colocado, 10 mil para o segundo e cinco mil para o terceiro. Já na categoria infantil, o primeiro colocado receberá 10 mil, o segundo sete mil e o terceiro três mil reais. Sendo que toda a premiação será dividida: metade para a obra social da paróquia, indicada pelo pároco, e a outra parte para o coral.

De acordo com Bigatello, poderão participar do festival até 40 corais. Até o momento, ele disse que sete infantis, e 17 adultos já estão confirmados. As apresentações serão realizadas em duas Igrejas do Vicariato Sul — Nossa Senhora da Paz, em Ipanema e Basílica da Imaculada Conceição, em Botafogo, e uma na Barra - Paróquia Nossa Senhora da Vitória.

A final será apresentada da Igreja São José da Lagoa, no dia 18 de dezembro, a partir das 18 horas, antes, será realizada a Santa Missa. Ainda três corais participantes serão convidados a se apresentar nas lojas do Supermercado Zona Sul

A inscrição de cada coral deverá ser feita no período de 23 de outubro a 18 de novembro, através da entrega da ficha de inscrição preenchida e da documentação descrita no regulamento. A entrega do material deverá ser feita diretamente no Vicariato para a Comunicação Social (Vicom), de segunda a sexta-feira, no horário das 9 horas às 11h30 e das 13h às 18h.

O Vicom fica à Rua Benjamin Constant, 23, na Glória, no 3º andar. Os locais e datas das etapas eliminatórias serão divulgadas após o período de inscrição em uma reunião com representantes dos corais inscritos.

Confira o regulamento e participe:

Confira a programação completa das apresentações e participe.

ADULTO - 1ª ETAPA
24/11 - 20h - 4ª feira
Paróquia Nossa Senhora da Paz
Rua Visconde de Pirajá, 339 - Ipanema

ADULTO - 2ª ETAPA
27/11 19h30 - Sábado
Basílica Imaculada Conceição
Praia de Botafogo, 266 - Botafogo

ADULTO - 3ª ETAPA
01/12 - 20h - 4ª feira
Paróquia Santos Anjos
Av. Afrânio de Franco Melo, 300 Leblon

ADULTO - 4ª ETAPA
04/12 - 14h - Sábado
Paróquia N. S. da Divina Providência
Rua Lopes Quintas, 274 Jardim Botânico

INFANTIL
11/12 - 15h - Sábado
Paróquia N. S. da Divina Providência
Rua Lopes Quintas, 274 Jd Botânico

ADULTO - FINAL
18/12 - 20h - Sábado
Paróquia São José
Av. Borges de Medeiros, 2.735 - Lagoa

Fonte: Portal da Arquidiocese de São Sebastião, por Leanna Scal

domingo, 28 de novembro de 2010

Mensagem recebida por Dom Orani do Vaticano

Excelência Reverendíssima,

Cumpro o dever de transmitir a Vossa Excelência, o telegrama de Sua Eminência o Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado:

"Exmo Revmo Dom Orani João Tempesta
Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro

O Santo Padre segue com profunda magoa os graves enfrentamentos e as violências destes dias no Rio de Janeiro, particularmente na comunidade "Vila Cruzeiro". O Sumo Pontífice assegura a sua oração pelos mortos, como também pelas suas famílias, e pede aos responsáveis que ponham fim às desordens, enquanto os encoraja restabelecerem o respeito da Lei e do Bem Comum.

Cardeal Tarcísio Bertone
Secretário de Estado de Sua Santidade"


Uno às palavras do Emmo Cardeal minha fervente oração a Deus Todo-poderoso e rico em misericórdia, nesta circunstância tão dolorosa na sua Arquidiocese.
Aproveito do ensejo para expressar meus sentimentos de alta estima,

Dom Lourenzo Baldisseri
Núncio Apostólico

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

VENCEDOR DO CONCURSO - PASCOM RIO

Dom Orani nomeia novos Bispos Auxiliares

O Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, anunciou pela Rádio Catedral, na manhã desta quarta-feira, 24 de novembro, os nomes dos 3 novos Bispos Auxiliares para a Arquidiocese do Rio de Janeiro. São os Padres do clero carioca Pedro Cunha Cruz e Nelson Francelino Ferreira, e o padre do clero de Valença, Paulo César Costa. O documento da Nunciatura Apostólica do Brasil, lido para os ouvintes da Rádio, comunica que o Santo Padre Bento XVI, acolhendo a solicitação do Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, nomeou os reverendos Padres como novos Bispos Auxiliares.


O Monsenhor Pedro Cunha Cruz, atual pároco da Paróquia Santa Rita e diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, tem 46 anos de vida e 20 anos de sacerdócio. Ele foi ordenado no dia 4 de agosto de 1990. Formado pelo Seminário Arquidiocesano São José, cursou Filosofia pela UERJ, de 1987 a 1990, e Teologia pela PUC-Rio, de 1986 a 1989, mais tarde adquirindo os títulos de mestre em Filosofia, pela Pontifícia Università Santa Croce, em 1995, mestre em Teologia Fundamental, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em 1996, e doutor em Filosofia, pela Pontifícia Università Santa Croce, em 1997. Atuou como Vigário Paroquial da Paróquia Cristo Operário e Santo Cura d’ Ars, na Vila Kennedy, como Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Senador Camará, como Diretor de Estudos do Seminário Arquidiocesano São José, como Pároco da Paróquia Santa Teresa de Jesus, em Santa Teresa, e como Diretor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro.


O Monsenhor Nelson Francelino Ferreira, professor da Faculdade de Teologia São Bento, tem 46 anos de vida e 20 de sacerdócio. Também foi ordenado no dia 4 de agosto de 1990. Formado pelo Seminário Arquidiocesano São José, cursou Filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo, de 1984 a 1985, e Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, de 1986 a 1989, mais tarde adquirindo os títulos de mestre e doutor em Teologia Sistemática, pela PUC-Rio, de 1994 a 1997 e de 1998 a 2001, respectivamente. Atuou como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Realengo, como Pároco da Paróquia São Luiz Rei de França, em Costa Barros, como Pároco da Paróquia São Marcos, como Pároco da Matriz Nossa Senhora da Glória, como Vice- Presidente do Conic/RJ, como professor do Instituto de Ciências Religiosas, do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, da PUC-Rio, da Faculdade de Teologia São Bento, do Instituto Santo Antônio e do Seminário Rosa Mística, na Diocese de Nova Friburgo.


O Monsenhor Paulo César Costa, de 43 anos de vida e 18 de sacerdócio, foi ordenado em 1992. Atualmente é membro do grupo de peritos da Comissão de Doutrina da CNBB, do Instituto Nacional de Pastoral da CNBB, reitor do Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu, e diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio. Formado pelo Seminário Arquidiocesano São José, cursou Filosofia no Seminário Nossa Senhora do Divino Amor, em Petrópolis, como seminarista da Diocese de Valença, e Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, já no Seminário São José, de 1989 a 1992. Atuou como Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro e São Paulo, de Paraíba do Sul, como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras, como membro da Coordenação Diocesana de Pastoral da Diocese de Valença, como Pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima, como professor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, em Nova Iguaçu.

A Igreja do Rio de Janeiro está em festa, certa de que Deus escolheu 3 homens de fé, que são acadêmicos com vivência pastoral e que prezam pela formação dos leigos e dos futuros sacerdotes, para auxiliarem no governo arquidiocesano.


*Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CATEQUISTA - Faça seu cadastro no site da CNBB

CATEQUISTA, ESTÁ NA HORA DE NOS CONHECERMOS. FAÇA SEU CADASTRO NO SITE DA CNBB.

No Ano Catequético Nacional a CNBB está lançando o cadastro dos catequistas com a finalidade de obter dados concretos sobre os/as catequistas, no Brasil: quantos são, onde estão, o que fazem, a quem estão atingindo com a sua presença evangelizadora. Isso tudo, porque ainda não têm um banco de dados da catequese, que possa contribuir na dinamização do trabalho. A partir das informações obtidas terão condições de elaborar projetos com maior aproveitamento, partindo de uma realidade concreta.

É importante que VOCÊ, CATEQUISTA, faça seu CADASTRO, na certeza de que está contribuindo para o crescimento do saber catequético em vista de uma catequese que forma para o DISCIPULADO.

CLIQUE AQUI para fazer seu Cadastro


Fonte: CNBB

Rio de Janeiro homenageia Dom Helder com estátua de bronze

A arquidiocese e a prefeitura do Rio de Janeiro inauguraram, no sábado, 13, uma estátua de Dom Helder Câmara no Largo de Pilares. A homenagem é uma extensão das comemorações do centenário de seu nascimento, celebrado no ano passado. Dom Helder exerceu seu ministério por 28 anos na capital fluminense. Ele faleceu em 1999, como arcebispo emérito de Recife e Olinda, e ficou conhecido em todo o mundo por suas ações em favor dos pobres e como defensor dos direitos humanos.

Feita em bronze pelo escultor Otto Dumovich, medindo 1,80 metros de altura e pesando cerca de 250 quilos, a estátua foi instalada na esquina entre as avenidas João Ribeiro e Dom Helder Câmara, antiga Avenida Suburbana, Zona Norte do Rio.

“Dom Helder iluminou e inspirou muitas pessoas. Ele muito fez pela nossa cidade e, por isso, merece nosso reconhecimento. Que essa imagem possa servir de inspiração, a seguir o caminho da fé, da esperança e por dias melhores”, disse o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, também destacou as virtudes de dom Helder.

O arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta , presidiu uma missa e recordou o exemplo de vida e as ações realizadas por dom Helder no Rio, destacando o projeto de urbanização de favelas, conhecido como Cruzada São Sebastião, no Leblon, e a fundação do Banco da Providência, cuja atuação se desenvolve há 50 anos no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais de mil pessoas participaram da celebração.

“Sabemos que o segredo de dom Helder para o êxito de suas atividades estava ligado ao seu profundo amor a Deus e ao próximo. Quanto mais a pessoa é exigida na sua coerência de vida, mais ela é chamada a traduzir em atitudes heróicas os valores Evangelho. Valores que nem sempre são compreendidos pela sociedade, mas que trazem alegria para quem vive, e dá sentido para a existência”, disse dom Orani.

CNBB/Arquidiocese do Rio de Janeiro