quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vicariato Urbano tem novo Bispo Animador

Conforme publicado hoje no Portal da Arquidiocese do Rio, Dom Pedro Cunha Cruz, um dos três novos bispos auxiliares, é o novo bispo animador de nosso vicariato. Dom Pedro conhece bem o vicariato urbano já tendo sido pároco da Igreja de Santa Teresa e da Igreja de Santa Rita, ambas localizadas no vicariato:

- ... Passei quase 15 anos do meu ministério sacerdotal no Vicariato Urbano e conheço também seus diversos contrastes, a ação na pastoral de transeuntes nas igrejas do Centro, além do perfil devocional da região..., declarou Dom Pedro ao Portal.

Na mesma publicação divulgada, o atual vigário episcopal do urbano padre José Laudares de Ávila, permanecerá com sua ocupação.

Dom Pedro e Padre José Laudares

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Encontro da PasCom do Vicariato Urbano

Os Agentes da Pastoral da Comunicação do Vicariato Urbano da Arquidiocese do Rio de Janeiro vão se reunir com o seu assessor eclesiástico, Padre Júlio Cesar, no próximo sábado, dia 26 de fevereiro, a partir das 14h, na Paróquia Santo André, em São Cristovão.

O encontro tem como objetivo realizar o planejamento das atividades vicariais da PasCom para 2011, entre as quais as oficinas que serão ministradas pela coordenação arquidiocesana da pastoral e a participação no Mutirão de Comunicação - Muticom.

Todas as paróquias do vicariato urbano devem enviar pelo menos um representante. Mesmo aquelas onde a PasCom ainda não funciona também devem participar, visando a implantação desta pastoral na Paróquia.

A Paróquia Santo André fica localizada na Rua Bela, 1265, esquina com Avenida Brasil.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011


NOTA DA CNBB SOBRE ÉTICA E PROGRAMAS DE TV

Têm chegado à CNBB diversos pedidos de uma manifestação a respeito do baixo nível moral que se verifica em alguns programas das emissoras de televisão, particularmente naqueles denominados Reality Shows, que têm o lucro como seu principal objetivo.
Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), reunidos em Brasília, de 15 a 17 de fevereiro de 2011, compreendendo a gravidade do problema e em atenção a esses pedidos, acolhendo o clamor de pessoas, famílias e organizações, vimos nos manifestar a respeito.
Destacamos primeiramente o papel desempenhado pela TV em nosso País e os importantes serviços por ela prestados à Sociedade. Nesse sentido, muitos programas têm sido objeto de reconhecimento explícito por parte da Igreja com a concessão do Prêmio Clara de Assis para a Televisão, atribuído anualmente.
Lamentamos, entretanto, que esses serviços, prestados com apurada qualidade técnica e inegável valor cultural e moral, sejam ofuscados por alguns programas, entre os quais os chamados reality shows, que atentam contra a dignidade de pessoa humana, tanto de seus participantes, fascinados por um prêmio em dinheiro ou por fugaz celebridade, quanto do público receptor que é a família brasileira.
Cônscios de nossa missão e responsabilidade evangelizadoras, exortamos a todos no sentido de se buscar um esforço comum pela superação desse mal na sociedade, sempre no respeito à legítima liberdade de expressão, que não assegura a ninguém o direito de agressão impune aos valores morais que sustentam a Sociedade.
Dirigimo-nos, antes de tudo, às emissoras de televisão, sugerindo-lhes uma reflexão mais profunda sobre seu papel e seus limites, na vida social, tendo por parâmetro o sentido da concessão que lhes é dada pelo Estado.
Ao Ministério Público pedimos uma atenção mais acurada no acompanhamento e adequadas providências em relação à programação televisiva, identificando os evidentes malefícios que ela traz em desrespeito aos princípios basilares da Constituição Federal (Art. 1º, II e III).
Aos pais, mães e educadores, atentos a sua responsabilidade na formação moral dos filhos e alunos, sugerimos que busquem através do diálogo formar neles o senso crítico indispensável e capaz de protegê-los contra essa exploração abusiva e imoral.
Por fim, dirigimo-nos também aos anunciantes e agentes publicitários, alertando-os sobre o significado da associação de suas marcas a esse processo de degradação dos valores da sociedade.
Rogamos a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, luz e proteção a todos os profissionais e empresários da comunicação, para que, usando esses maravilhosos meios, possamos juntos construir uma sociedade mais justa e humana.
Brasília, 17 de fevereiro de 2011

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara BarbosaBispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB
Colaborou: Rodrigo Stankevicz

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bastidores do Filme "There be Dragons"



O filme There Be Dragons, cujo título deriva da antiga expressão cartográfica, "Hic sunt dracones" (Aqui há dragões) - é um drama histórico, escrito e dirigido pelo diretor britânico Roland Joffé, mais conhecido por títulos como "A Missão" e "Os Gritos do Silêncio".

O filme, ambientado na época da Guerra Civil Espanhola..., aborda temas como amizade, amor, ódio, perdão, traição e a busca de sentido para a vida.


Em breve nos cinemas!



Colaborou: João Nara Jr.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PASCOM ARQUIDIOCESANA DO RIO DE JANEIRO: Confissão: nada substitui a presença do sacerdote

PASCOM ARQUIDIOCESANA DO RIO DE JANEIRO: Confissão: nada substitui a presença do sacerdote: "No mundo virtual, a prática religiosa on-line está cada vez mais presente. Na internet, os fiéis estão a um clique da fé. E agora, os “s..."

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Muticom Rio 2011: Padre Jorjão divulga o Muticom Rio 2011 na Missa d...: "Renato Francisco No último domingo, 6, Padre Jorge Neves, conhecido como Padre Jorjão, divulgou o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação na missa..."