sábado, 28 de abril de 2012

Páscoa do Missionário Reinaudi



"Um sorriso de Deus no Brasil e na Argélia.
Conheci o seu irmão Theo em encontro jovem de nossa Paróquia. Quando soube da Páscoa do Reinaudi no início desta semana foi aquele sentimento de lamentação por sabê-lo tão novo e por pensar na dor da perda de sua família e sua Comunidade religiosa Shalom. Soube que a alegria era sua virtude. Deus, de quando em quando, sente falta de suas obras mais belas e ao retira-las de nós, fecunda a sua Igreja e o coração do mundo com o testemunho de suas virtudes. É a Igreja quem ganha com os frutos de sua Páscoa e o Reinaudi ganha merecidamente o céu de seu Criador porque testemunhou a alegria do Espírito de Deus desde sua consagração e missão aqui em seu país, nosso Brasil, como no solo africano da Argélia. Que o Senhor lhe conceda o cêntuplo de seu sorriso e alegria espalhados aqui na Terra agora no mistério de sua vida eterna e abundante nos céus."
Pe. Silmar Alves Fernandes, pároco da Igreja de Santa Teresa de Jesus 

O corpo de Reinaudi Cavalcante Carvalho, membro da Comunidade Católica Shalom, falecido no último dia 17 de abril em Argel, na Argélia, chega ao Brasil neste sábado, dia 28, às 17h05, na cidade do Rio de Janeiro.

O velório acontecerá no Cemitério São Francisco de Paula (Cemitério do Catumbi), onde também será celebrada a missa de corpo presente, presidida por Dom Orani Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, às 15h deste domingo, dia 29.

Mais informações em


segunda-feira, 23 de abril de 2012

São Jorge, rogai por nós!


Ó Deus onipotente, que nos protegeis pelos méritos e as bênçãos de São Jorge. Fazei que este grande mártir, com sua couraça, sua espada, e seu escudo, que representam a fé, a esperança, e a inteligência, ilumine os nossos caminhos... fortaleça o nosso ânimo... nas lutas da vida. Dê firmeza à nossa vontade, contra as tramas do maligno, para que, vencendo na terra, como São Jorge venceu, possamos triunfar no céu Convosco, e participar das eternas alegrias. Amém.


domingo, 22 de abril de 2012

"Os fundamentalistas do Palácio" - Artigo

Leia o Artigo de Márcio Luís Chila Freyesleben - Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, publicado no site Mídia Sem Máscara.
CLIQUE NO LINK
Mídia Sem Máscara - Os fundamentalistas do Palácio


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Missa da Páscoa do Apostolado da Oracão do Vicariato Urbano.


Foi nesta terça-feira, 17 de abril, em nossa Paróquia de Santa Teresa de Jesus, a missa da Páscoa do Apostolado da Oracão do Vicariato Urbano.



Pe. Silmar presidiu a Santa Missa.  Concelebrou o Pe. Pedro Canisio Melchert, jesuita,  Diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oracão. Ao lado, o Fr. Gustavo da Rocha Bento Junior, capuchinho de Guaratinguetá e o coroinha da Paroquia Sta. Teresa de Jesus, Mateus.


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Nosso amado Papa Bento XVI completa 85 anos


A Paróquia de Santa Teresa de Jesus saúda o Papa Bento XVI pelos 85 anos de vida. 
Que Deus lhe conceda todas as bênçãos.

domingo, 15 de abril de 2012

PASCOM-ST PARTICIPA DE ENCONTRO DE BLOGUEIROS CATÓLICOS

Realizado neste sábado, dia 14 de abril, no Auditório do Edifício João Paulo II,  a 2ª edição do E+blog - Encontro de Blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que visa  a troca de experiências sobre temas como diversidade, testemunho e fé na blogosfera. Estiveram presentes Teresa F. Agrello, responsável pela PASCOM-ST e Rodrigo Stankevickz, do Grupo Jovem da Paróquia de Santa Teresa de Jesus, além de outros blogueiros.
A abertura do encontro foi feita com a Oração do E+blogueiro,  conduzida pelo Pe. Marcio Queiroz, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, que seguidamente deu início à Palestra sobre o tema “O Ano da Fé”. Refletindo sobre a Carta Apostólica de Bento XVI,  “A Porta da Fé”  Pe. Márcio cita as palavras de nosso Santo Papa “a porta da fé que conduz à Igreja, está sempre aberta para nós”, e ressalta que atravessá-la é assumir uma postura para a vida inteira, e que a fé nos leva a uma comunhão com Deus.  
Em seguida tivemos o testemunho dos blogueiros Alexandra Gurgel, Luciano Santos, Michelle Neves e Rodrigo Stankevicz, que participaram da 1ª edição do E+blog.
O Encontro teve a participação do integrante da Comissão Organizadora da JMJ-2013 (Jornada Mundial da Juventude), Gustavo Ribeiro, que expôs sobre a organização do Evento que trará inúmeros benefícios para nossa Cidade e,  o quanto é necessária e importante a participação dos blogueiros na divulgação e monitoramento das informações a respeito da Jornada.
Na sequência, tivemos a participação do coordenador do Vicariato para a Comunicação Social (VICOM), Cônego Marcos William e após a pausa para o almoço, tivemos a participação do Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta. 
O Encontro teve a participação do Consultor na área de Mídias Sociais e Analista de novas tecnologias web da Canção Nova, Paulo Moraes. Em sua palestra, deu dicas e informações sobre otimização de sites/ blogs. Segundo Paulo o blogueiro é um formador de opinião e como tal deve usar as ferramentas certas para alcançar seu objetivo.

Encerrando e reunidos em grupo,  debatemos  sobre o encontro e sugerimos ações para o próximo  Evento.


Pe. Marcio Queiroz entrega placa e camiseta do Encontro ao Bispo do Rio de Janeiro, Dom Orani.



Nota da CNBB sobre o aborto de Feto “Anencefálico”

Leia no Blog do Vicariato Episcopal Urbano, nota da CNBB.

VICARIATO EPISCOPAL URBANO: Nota da CNBB sobre o aborto de Feto “Anencefálico”

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Páscoa de Cristo

Cristo ressurgiu na antiaurora. Quando os primeiros raios do sol despontavam, Ele violou as leis da natureza iluminando a imensidão da terra mais que o sublime momento da criação. Com sua força invencível plasmou a árvore da vida com seu amor desconcertante e único no mundo pela cruz redentora.

Agora já não caminhamos mais nas trevas nem na orfandade. Conhecemos não apenas o seu rosto de Deus Menino, de Filho do Homem encarnado em Belém, de filho dócil de Maria e José, de servo sofredor com mãos sedentas de amor e pés chagados pelo nosso terrível engano de termos crucificado o Senhor da Glória. Somos seus amigos, meu Messias Crucificado em paixão derradeira e fomos abrasados pela explosão atômica de sua imperiosa ressurreiçãoo!

Esta sua hora bendita se faz também nossa. É o Espírito quem nos diz Vinde as águas. Aqui é o nosso poço seguro e forte e límpido. Aqui bebemos as palavras do seu Verbo eterno. Sem esta volta as fontes de sua Palavra, não encontraremos a beleza do esplendor de sua face de verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, não nos reconheceremos.

De sua vida nova inundou a nossa de alegria dançante, e ao filósofo que por angústia havia dito que Deus morreu, lhe digo também que Deus existe porque dançou com os homens em sua encarnação, ao viver entre nós como o Bom Samaritano, ao sofrer sua intrépida paixão e morte de agonia, e porque ressuscitou para recriar todas as coisas, quis permanecer como Aquele que vela pela nossa viagem.

Feliz Páscoa!

Pe. Silmar Alves Fernandes
Pároco

VIGÍLIA PELA VIDA



A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou na última Sexta-feira Santa, dia 06, uma carta a todos os bispos do país, convocando para uma Vigília de Oração pela Vida em 10 de abril, dia anterior ao julgamento sobre a descriminalização do aborto de anencéfalos – casos em que o feto tem má formação no cérebro. Em unidade com a CNBB, o Arcebispo desta Arquidiocese, Dom Orani João Tempesta, solicita ao clero e a todos os fiéis que se desdobrem em orações para que a vida seja respeitada e preservada em todas as circunstâncias.



Músicos de São Paulo



Pe. Silmar e coroinhas de nossa Paróquia com os músicos de S. Paulo que tocaram na Semana Santa.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Lava-pés



Nesta quinta-feira próxima passada, os apóstolos do Lava-pés de nossa paróquia vestiram a camisa da JMJ, firmando o compromisso de rezar e trabalhar pela Jornada.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA


(05/04) - Quinta-feira da Ceia do Senhor
Missa de Lava-pés às 19:30h e translado do Santíssimo seguida de Vigília

(06/04) - Sexta-feira da Paixão do Senhor
Ação Litúrgica, às 15h, em seguida Procissão em direção a Vovó House (Ladeira de Santa Teresa, 128)

(07/04) - Sábado Santo
Missa Solene da Vigília Pascal, ás 19:00h

(08/04) - Domingo da Páscoa do Senhor
- Missas nos horários de 7:30h/ 10:00h/ 18:00h

- Almoço Especial de Páscoa a partir das 12:30h (ingressos na Secretaria da Igreja)

OBS.: No dia do almoço será exibido um vídeo sobre a Jornada Mundial da Juventude

Venha e traga a família!


terça-feira, 3 de abril de 2012

Profª Drª Ir. Jacinta Turolo em visita ao Brasil


Em rápida viagem ao Brasil, a Profª Drª Ir. Jacinta Turolo estudiosa da santa carmelita e filósofa Edith Stein, foi recebida na Igreja S. Francisco de Paula, no dia em que a Igreja faz memória deste grande santo, por Pe. Silmar Alves Fernandes, Comissário Administrativo desta Igreja.