quarta-feira, 30 de março de 2011

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2011



Procuremos estar presentes com piedade e devoção em todas as celebrações da Semana Santa, participando do mistério da paixão e morte do Senhor Jesus, com o santo propósito de ressuscitarmos com Ele. Sua Páscoa livrou a nossa vida dos escombros da morte. Fomos banhados pela luz de sua ressurreição. Alegremo-nos, irmãos! Triunfou vitoriosamente Aquele que venceu os infernos. A mesa de seu reino foi posta. Somos todos convidados. (veja abaixo a programação)

Pe. Silmar Alves Fernandes

Pároco


Programação:

Dia 17/04 - Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

Santa Missa - 16:30

Missas – 07:30 / 10:00 / 18:00

Dia 19/04 - Celebração Penitencial e Confissão – 17:00 às 20:30.


Dia 21/04 – Quinta-Feira Santa da Ceia do Senhor

Missa do Lava-Pés – 19:30

Vigília

Escala Pastoral para a Vigília (para todos os paroquianos)

22:00 – Grupo de Oração (RCC) / Perseverança / Bazar

24:00 às 06:00 – Jovens / Adoradores Noturnos

06:00 – Apostolado da Oração / Capelas / Terço

07:00 – Liturgia / Acolhimento / Saúde

08:00 – Religiosas / Catequese / Catecumenato

09:00 – Pastoral da Criança / Social / Batismo

10:00 – Encerramento com Conselho Pastoral e Econômico / Dízimo / MESCE

Ofício das Trevas (Pe. Silmar, Pe. Mário, PASCOM, coroinhas e paroquianos)

Dia 22/ 04 – Sexta- Feira Santa da Paixão do Senhor

Ação Litúrgica Solene – 15:30 (Logo após esta Celebração, Procissão do Senhor Morto, juntamente com todo o povo de Deus em direção ao Curvelo).

Dia 23/04 – Sábado Santo

Missa Solene da Vigília Pascal na Noite Santa – 19:00


Dia 24/04 – Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor

Missas Solenes – 07:30 / 10:00 / 18:30

segunda-feira, 21 de março de 2011

Paróquia de Santa Teresa irá confeccionar os tradicionais tapetes de sal... mas precisa da sua ajuda

A Paróquia de Santa Teresa de Jesus está aguardando a colaboração de todos para confeccionar os tradicionais tapetes que ilustrarão as 14 Estações da Via Sacra na Sexta-feira Santa.

A realização do trabalho deverá acontecer na quinta-feira Santa (21/04/11) e se você quiser ajudar é só comparecer no dia.

PRECISAMOS MUITO do material abaixo:

- Jornais e revistas - Garrafas PET - Corantes Xadrez (azul, amarelo, vermelho, preto) - Cola - Sacos plásticos - Argila - Pó de serra - Sal grosso - Pedras (pequenas) - Vasilhas - Baldes - Bambu - Plantas - Folhas secas - Papel pardo - Lona plástica - Fita lacre - Barbante - Corda - Gliter - Elo da lata de refrigerante - Pinceis - Rolo de pintura - Bandeja de pintura - Estopa - Potes plásticos - Ciprestes - Farinha de trigo - Pó de café - Cal - Areia - Carvão - Papel prateado - Papel crepom - Chapinhas - Flores - Purpurina - Ramos - Giz colorido - Luvas - Tintas para papel - Serragem colorida - Sal de cozinha

Colabore!

sábado, 12 de março de 2011

Estamos nos preparando para a Semana Santa

Aconteceu hoje (12/03/11), na nossa Igreja, a primeira reunião para a preparação para a Semana Santa.
A Paróquia pretende confeccionar os tradicionais tapetes que ilustrarão as 14 Estações da Via Sacra e para isso contamos com o apoio de todos.
A realização do trabalho deverá acontecer na quinta-feira Santa (21/04/11 - a confirmar).
Esperamos poder contar com a colaboração de todos no sentido de doar matéria prima, tipo:
- Jornais e revistas
- Garrafas PET
- Corantes Xadrex (azul, amarelo, vermelho, preto)
- Cola
- Sacos plásticos
- Argila
- Pó de serra
- Sal grosso

Aproveitamos para informar que nesse período Quaresmal, a partir da sexta-feira (18/03/11) será feita a leitura da Via Sacra na nossa Igreja, a partir das 19 horas... para que nossos corações e nossas atitudes estejam transformados e convertidos para celebrar a Páscoa do Senhor.

Venha e traga a família!
Rua Áurea, 71 - Santa Teresa - RJ

sexta-feira, 11 de março de 2011

Sacerdotes não devem pregar cristianismo "à minuta", afirma o Papa

VATICANO, 10 Mar. 11 / 02:46 pm (ACI)

Em seu tradicional encontro ao início da Quaresma aos párocos da diocese de Roma (Itália) da qual é Bispo, o Papa Bento XVI afirmou esta manhã que um sacerdote não deve pregar "um cristianismo à minuta, segundo os próprios gostos".

Na lectio divina com os sacerdotes acompanhados pelo Vigário para a diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, na Sala da Bênção no Vaticano, o Santo Padre explicou que um presbítero não deve pregar o Evangelho "segundo as próprias idéias preferidas, segundo as próprias idéias teológicas".

O sacerdote, precisou o Papa, "não está isento de anunciar toda, toda a vontade de Deus, inclusive a vontade incômoda, também em temas que pessoalmente não gostem tanto".

Conforme informa Rádio Vaticano, Bento XVI ressaltou que um sacerdote não pode ser um burocrata nem um mero administrador.

O Sacerdote "não é um patrão da fé” e não se pode ser padre em tempo parcial, mas sim com toda a alma e coração. “Este ser com Cristo e ser embaixador de Cristo, este ser para os outros é uma missão que penetra o nosso ser”, destacou o Papa. ".

No serviço sacerdotal é necessária a humildade, que não é exibir uma "falsa modéstia", mas o amor pela vontade de Deus, que graças à humildade do servidor pode ser anunciada em sua integridade, sem condicionamentos ou preferências, sem "criar a idéia de que o cristianismo é um pacote imenso de coisas a ser aprendidas".

O Santo Padre animou os sacerdotes à conversão pessoal "sobre tudo a do pensamento e do coração, para os que a realidade não são as coisas tangíveis ou os fatos do mundo assim como estes se apresentam, mas a realidade é reconhecer a presença de Deus no mundo. Desta visão o sacerdote deve conduzir seu ‘corrida' no mundo, sem perder nunca a força dos inícios".

"Não percamos o zelo, a alegria de sermos chamados pelo Senhor, deixemo-nos renovar nossa juventude espiritual, a alegria de poder andar com Cristo até o fim, de 'levar a corrida ao fim’ sempre no entusiasmo de ser chamados por Cristo para este grande serviço".

O Papa assinalou logo que o sacerdote, como São Paulo, não deve pensar somente em sua "sobrevivência biológica". "É certo, custodiar-se é necessário, mas sem esquecer que oferecer-se a si, até o dom da vida, assimila o sacerdote ao seu modelo, Cristo".

"Somente Deus pode fazer-nos sacerdotes, somente Deus pode escolher os seus sacerdotes e se somos escolhidos, somos escolhidos por Ele. Aqui aparece claramente o caráter sacramental do sacerdócio, que não é uma profissão que deve ser feita porque alguém deve administrar todas as coisas. É uma eleição feita pelo Espírito Santo".

Todo sacerdote, explicou Bento XVI, está também chamado a "velar" e rezar intensamente: "'velem por vocês mesmos': estejamos atentos também à nossa vida espiritual, a nosso ser com Cristo. Rezar e meditar a Palavra de Deus não é um tempo perdido para a cura das almas, mas é condição para que possamos estar realmente em contato com o Senhor e assim falar de primeira mão do Senhor aos outros".

Finalmente e após recordar que a Igreja sempre foi e estará sempre ameaçada, o Santo Padre disse que "a verdade é mais forte que a mentira, o amor é mais forte que o ódio, Deus é mais fortes que todas as forças adversas... a Deus. E com esta alegria, com esta certeza interior tomemos nosso caminho nos consolos de Deus em meio das perseguições do mundo".