Grupo Jovem

Carta aberta aos jovens


Procura-se jovens artistas, que façam de suas vidas uma bela obra de arte.
Encenem no palco do altruísmo, onde o protagonista seja o necessitado.
Jovens talentosos que utilizam seus dons à serviço do próximo, sem nada esperar. Que renunciem ao individualismo crônico do século, e junte-se a uma comunidade, pois é mais digno errar junto do que sozinho.
Que substituam o prazer imensurado pelo desafio de um novo viver.
Lutando sem cansaço talhe sua marca na História, e faça com que sua  própria história torne-se luz cintilante no fim do túnel para os que estão iniciando sua jornada, dando a eles a possibilidade de um começo acertado. Jovens que não deixem de sonhar, porém com os pés no chão, que façam de seus alucinógenos a caridade. Que troquem a coragem pelo medo do amanhã, que aceitem o sofrimento como uma forma de crescimento, e não fujam da dor, mas a dêem um sentido outro.
Quer se encontrar jovens que vivam altos ideais, sem ter medo de serem chamados de careta, e se careta é ser diferente, criou-se um novo estilo de vida. A sociedade continua a procura de jovens que assumam o compromisso com o ser humano, de preservar sua essência. 
Optando pela vida, sejam construtores de uma outra sociedade fundamentada na ética, com caráter preservem nossas crianças da imoralidade, e fundem seus princípios na verdade geradora da autêntica liberdade. Jovens amantes da família, mesmo com todas as dificuldades ocasionada pelo convívio íntimo dos entes. Que não apenas se indignem com a injustiça, mas que nos pequenos atos pratiquem a justiça.
Jovens que aprendam que os obstáculos foram feitos para serem superados, e que os sofrimentos existem para lhes ensinar que a vida precisa passar pelo crivo da prova para valer à pena. Que não envergonhem-se de levantar a mais bela das bandeiras, a de Cristo.
Moças e rapazes que vivam a castidade, pois esta profunda atitude  pertence a quem é grandioso e forte de espírito. E mais, que proclamem: é possível viver, esta ditosa virtude de quem ama, nos dias de hoje, mesmo em meio a uma sociedade medíocre, e uma mentalidade esquálida.
Sonha-se com jovens do futuro, que idealizem a eternidade, sem se conformarem com o presente incúrio. Jovens imprevisíveis no campo das ideias, conquanto não se deixem ser persuadidos por ideologias enganadoras, que mascaradas por um idealismo falso revelam-se na incoerência.
Jovens humanos que façam de sua profissão um ato de amor. 
Impávidos na luta contra o pecado, não deixando-se levar pela  onda da massa, pois a massa se fragmenta, então resta a solidão.
Jovens que encontrem na breve existência a profundidade do indivíduo, e afastem-se da superficialidade que causa sequelas ao coração.
Há um mundo apostando nos princípios e valores eternos, que está cansado de meias verdades, sedento pela verdade absoluta inscrita no próprio coração humano. Os desafios são muitos, poucos os agentes destes ideais. A decisão é sua, de alistar-se nesta leva, e trilhar um caminho inverso, mas instigante e com sentido profundo. 
A aventura é válida se a causa é magna, teu coração te diz que vale a pena, segue-o. Não queira uma vida igual a tudo que se vê, anseie por algo totalmente novo e desafiador. 

Jovem dê o primeiro passo para sua independência, e enfim virá a tão almejada liberdade.






Carta aos jovens do Grupo Santa Teresa Jovem


Estimados jovens,

A luz que irradia do berço do Menino Jesus clareie vossos corações, para uma consciência reta diante de Deus!
       Mais um ano chega ao seu ocaso, auge da festa mais linda da fé cristã, o Natal. 
Por meio de algumas palavras desejo achegar em vossos corações, e conduzir-vos a um reflexão sobre o tempo em que vivemos e, em que estamos empregando nosso tempo e juventude. Em primeiro lugar quero alertar-vos acerca do Natal, por mais que vós já saibais que é um período, em que nós cristãos, celebramos o nascimento de Jesus Cristo, Deus feito homem. Não custa reforçar que no meio em que vivemos, essa mensagem é distorcida, e por vezes, não fica evidente em nosso meio familiar que a troca de presentes, o "amigo oculto", as bebidas e comidas típicas, são elementos secundários.Todas essas coisas servem para adornar o motivo principal deste festim, o Nascimento do Filho de Deus.
        Recordo, pois, do nosso primeiro encontro em janeiro de 2010, no pátio da igreja, sentados em círculo, ocasião que iniciamos nossos encontros neste ano, com o seguinte trecho bíblico: "Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente." (Filipenses 3,16). Na ocasião mencionei que Deus não se importa em que ponto chegamos, em que pé de santidade estamos vivendo; se estamos vazios, angustiados, ou em pecado. Com efeito, o que realmente importa para Ele é vossa decisão pela pessoa de Jesus Cristo e seu Reino. O importante é você prosseguir na senda que conduz ao seu amor.
    Neste fim de ano, sobretudo neste Natal, não sei como está vosso coração, em que caminhos encontra-vos, Deus o sabe. Contudo, tudo isso não é relevante, o que importa é que sempre é tempo de voltar, de receber o Abraço do Pai, sentir o seu amor e, saber o quanto Deus nos ama, apesar de nossas fraquezas e limitações. E nesta perspectiva que vós deveis prosseguir, retribuindo esse amor que não se cansa de amar.  
    Nesses dias de festa que se aproximam, é tempo de retribuir a Deus, e agradecê-lo por tudo que Ele tem realizado em nossas vidas. A melhor forma de retribuir-lhe tamanho amor é participando da Santa Missa, esta celebração é o ápice da vida cristã, sem ela tudo é vazio, a nossa existência perde o sentido. Portanto, participemos no dia 24 de dezembro da Missa vespertina do Natal; no dia seguinte, 25 de dezembro celebramos a Sagrada Eucaristia do Natal do Senhor, e ainda no dia 1 de janeiro temos a solenidade da Santa Maria Mãe de Deus, ou confraternização Universal, todas essas datas referem-se a Solenidades da liturgia católica.
    Lembro-vos que temos muito o que agradecer a Deus por este ano de 2010,  começando pelo retiro Talita Kum, na comunidade Aliança de Misericórdia, que senão todos, a maioria teve uma experiência do Amor de Deus profunda. Recordo, também, da Crisma recebida por vós, no mês de Julho. Esses episódios são algumas experiências, das muitas, que vós tivestes.  Então, não deixais que o sofrimento, o pecado, a falta de sentido, tirem de vós a chama que crepita em vossos corações.
       "Vós sois ricos de qualidades, energias, sonhos, esperanças: recursos que possuís em abundância! A vossa própria idade constitui uma grande riqueza não apenas para vós, mas também para os outros, para a Igreja e para o mundo." Esta é um trecho da mensagem o Papa Bento XVI, para a XXV Jornada Mundial da Juventude, que remete as características exclusivas da juventude. Reflitamos sobre essas belas palavras, e acima de tudo coloquemo-nas em prática. Temos sonhos, ideais por sermos jovens, todavia, resta-nos saber em que estamos empregando nossa juventude: se em projetos que produzam frutos de vida, contribuindo para a Igreja de nosso Senhor, na melhora substancial do mundo, e na defesa da pessoa humana; ou nos afundando no lamaçal do prazer desmedido, numa vida desregrada, fora do que pede as palavras do Santo Evangelho, no desamor. 
     Tudo isso devemos refletir, e com muito cuidado, pois, a semente que lançamos hoje, será colhida no amanhã. Nossas escolhas não nos podem fazer infelizes, caso contrário, não é a vontade de Deus. Portanto, não tenhais medo, deposite vossas energias na vinha do Senhor, pois, como dizia Santa Teresa, nossa padroeira, "Ele [Jesus] é um bom pagador". 
    Enfim, acabo essa mensagem desejando um Santo Natal em família, cheio de graças vinda da adoração do Menino Deus, e um ano novo repletos de projetos em Deus, pela escuta da Palavra do Senhor.

Em Cristo Jesus,
Rodrigo José Stankevicz.


Ei, você Jovem ou Adolescente que não recebeu o Batismo, 1ª Comunhão ou Crisma e mora no bairro de Santa Teresa, chegou sua oportunidade de estar em comunhão com Deus! 

Inscrições de 3ª a 6ª feira na Secretaria da Igreja. 

Santa Teresa Jovem é um grupo com jovens e adolescentes que descobriu um novo de estilo de viver as alegrias que a vida nos proporciona.
Se você quer fazer novas amizades, conhecer pessoas diferentes venha nos visitar:
Sábados - 18 horas
Rua: Áurea, 71 - Sta Teresa
Paróquia Matriz de Sta Teresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário, ele está aguardando liberação.
Como regra, não publicaremos conteúdos ofensivos e de baixo calão.