sábado, 16 de outubro de 2010

Dia de Santa Teresa de Jesus



Na noite do último dia 15 de outubro a comunidade paroquial de Santa Teresa se reuniu para comemorar a sua Padroeira na celebração eucarística das 20h. A missa foi presidida pelo Pároco, Padre Silmar Alves Fernandes, e foi concelebrada pelos padres José Gomes Moraes, Diretor do Instituto de Direito Canônico, e Mario Antonio Barbosa de Filho, Vigário Paroquial.

Em sua reflexão, Padre Silmar relembrou que foi o Mosteiro das Carmelitas que deu o nome ao bairro de Santa Teresa e que os grandes momentos da História tiveram as marcas dos Santos. Por ser o dia dedicado à Padroeira da Comunidade é um dia de muita importância e deve ser comemorado com muita alegria. Foi o Papa Paulo VI, num ato de ousadia, que concedeu o título de doutora à Santa Teresa, a primeira mulher doutora da Igreja.

Continuando, Padre Silmar contou um pouco da história da Santa. Ele explicou que Teresa era uma mulher extremamente intelectual, porém mantinha a humildade e primava pela oração. Entrou no Mosteiro aos 18 anos, promovendo a reforma do convento aos 40 promoveu a reforma do convento. Com seu ardor missionário no coração, saiu pela Espanha fundando Mosteiros e Conventos.

- Somos chamados a sermos ousados tal qual Santa Teresa, disse.



Ainda falando sobre Santa Teresa, Padre Silmar afirmou que ela tinha uma vida intensa de oração e mantinha um diálogo constante com Deus. Apesar da vida difícil, sofrendo muita perseguição, Teresa manteve a luz da fé acesa. Sempre lutou pela justiça, com prudência e discernimento, em comunhão com a Igreja:

- Santa Teresa confiava no poder da oração, concluiu.

Para Marcos Paulo Soares, 34 anos que participa da Paróquia há 13, o maior exemplo que Santa Teresa transmite é a perseverança e a força de vontade:

- Procuro ter essa perseverança na minha vida, não somente dentro da Igreja, mas também nas minhas atividades diárias.

Solange Lemos, 32 anos e freqüentadora desde os 10, ressalta a serenidade e a paciência da Padroeira:

- Tenho sempre como inspiração a própria oração de Santa Teresa “a paciência tudo alcança. Quem tem a Deus nada lhe falta. Só Deus basta.”

Já Zamir Batista Bacelar, de 52 anos e Ministro da Eucaristia e Catequista, destaca toda a entrega da vida de Santa Teresa e a sua dedicação a Cristo:

- Todos deviam conhecer a vida de Santa Teresa, conhecer sua religiosidade e o sentido da oração que ela ensina.

A programação da Festa de Santa Teresa continua neste sábado, dia 16, com quermesse a partir de 14h. Às 15:30h, acontece a participação da Guarda Municipal com show de cães. Em seguida a apresentação de teatro das crianças da catequese. E a partir das 18h será realizado o tradicional Bingo de Santa Teresa.

Encerrando a semana de festa, no dia 17, domingo, às 10h, acontece solene Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

Galeria de Fotos:





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário, ele está aguardando liberação.
Como regra, não publicaremos conteúdos ofensivos e de baixo calão.