domingo, 9 de janeiro de 2011

Trezena de São Sebastião: 3º Dia

Texto: Victor Gonzalez
Fotos: Carlos Moioli, Sandra Mara e Victor Gonzalez


No terceiro dia da peregrinação, a imagem de São Sebastião participou do programa da TV Brasil “Santa Missa em Seu Lar”, que é transmitido todos os domingos às 8h há cerca de 30 anos. Dom Orani Tempesta, juntamente com São Sebastião foi recebido com calorosa salva de palmas pelos fiéis, muitos dos quais comparecem aos estúdios da emissora todos os domingos para participar da transmissão da missa.

Sobre a presidência de Dom Orani, a santa missa foi concelebrada pelo Padre José Laudares, vigário episcopal do vicariato urbano, e pelo Padre José Roberto de Abelar, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Ressurreição, em Copacabana. Também auxiliaram na celebração as Irmãs Carmelitas Servas dos Pobres, congregação localizada no Jardim Botânico. A parte musical ficou por conta do Coral da Anunciação e da Banda Nova Onda, ambos da Paróquia Nossa Senhora da Ressurreição.


Celebrando a solenidade do Batismo do Senhor, Dom Orani aspergiu água benta sobre os presentes, relembrando o batismo de Cristo às margens do Rio Jordão e da importância de contemplarmos as manifestações de Jesus, o verbo eterno encarnado, e assim encerrando o ciclo litúrgico do Natal:


- Em Jesus se cumprem as promessas de Deus aos nossos pais, afirmou Dom Orani.


Dom Orani lembrou que Jesus não precisava ser batizado por João Batista, nem por outra pessoa, mas se deixa batizar para mostrar ao mundo a importância e a necessidade desse momento, representando o nosso compromisso de anunciar o evangelho a todos os povos. No batismo está a manifestação de Deus através do Espírito Santo, e a certeza da salvação em Cristo.


Continuando sua reflexão, Dom Orani destacou que São Sebastião viveu seu batismo na plenitude, obedecendo rigorosamente a Deus, negando as ordens do imperador romano, afirmando e testemunhando sua fé em Cristo. Para Dom Orani, São Sebastião é modelo a seguir na firmeza de nossos valores cristãos e de nossa fé, principalmente diante de tantas instabilidades pelas quais passamos nos dias atuais, onde é muito comum estarmos sujeitos a alguma fraqueza:


- Não devemos nos intimidar, mas sim continuar testemunhando nossa fé em Cristo, sendo mensageiros da paz, encerrou o arcebispo.


Saindo da TV Brasil, a imagem de São Sebastião visitou o Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Riachuelo, onde o cortejo foi recebido pelo Padre Sérgio Marcos, pároco da Paróquia Santo Antonio dos Pobres, e pelos diretores e doentes do Hospital, partindo em seguida para a visita ao Cristo Redentor.


Galeria de Fotos:






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário, ele está aguardando liberação.
Como regra, não publicaremos conteúdos ofensivos e de baixo calão.