domingo, 1 de maio de 2011

RETIRO ESPIRITUAL DA PASCOM


Neste sábado, 30 de abril, a Pastoral da Comunicação de Santa Teresa se fez presente no Retiro Espiritual da PASCOM, realizado na Paróquia de São Judas Tadeu e organizado pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Com o Tema: “Anunciar Cristo em tempos midiáticos”, representantes de 87 paróquias estiveram presentes para refletir e entregar a Deus em oração o trabalho realizado pelas Pastorais da Comunicação.

(brinde entregue na chegada ao Evento)

A abertura e Oração inicial ficou por conta do Pe. Marcio Queiroz, Coordenador Arquidiocesano da PASCOM-Rio, que lembrou a todos que a missão principal da PASCOM é anunciar o Cristo Ressuscitado, “comunicar não aos que estão na Igreja, mas, principalmente, aos que estão fora”.

Como 1ª Meditação, o Pe. Francisco Reinaldo, Assessor Eclesiástico do Vicariato de Jacarepaguá, pregou sobre o tema “Deus comunicador da Verdade e da Vida na história da Salvação”. Propôs a todos que refletissem sobre o rumo que queremos dar a nossa Pascom, não só em termos pessoais, como comunitário; falou da importância de inicialmente entregarmos a Deus todo trabalho realizado pela Pastoral da Comunicação; e que a comunicação interna deve acontecer entre os membros da Igreja, entre as diversas Pastorais, entre Paroquianos e Padres, entre Paróquias e Vicariatos e a Comunicação Externa com todos, lembrando que o foco é EVANGELIZAR. Em Ex 33,11; Jo 15,14-15, Deus se comunica com o homem como a um amigo, diante disto Pe. Francisco nos propôs a seguinte reflexão: “Como tem sido sua comunicação com Deus?”.

Na 2ª Meditação, o Vigário Episcopal para Comunicação Social, Pe. Marcos William fez a pregação sobre o tema “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”, usando como base a mensagem do Papa Bento XVI para o 45º dia mundial das comunicações sociais (5/6). Pe. Marcos frisou que precisamos ter o mesmo espírito de Deus; falou ainda sobre o uso da Internet, que ao mesmo tempo em que é uma ferramenta maravilhosa, pode ser também muito perigosa, e que esse limite nos torna vulneráveis ao isolamento e até mesmo ao narcisismo, uma vez que são questões na natureza humana, por isso inspira cuidados. Mas que podemos usar as mídias sociais como estimulo para agregar pessoas. Falou também, que o que se espera de um agente da Pascom é que este seja um Cristão que viva realmente a experiência de Jesus, que o importante é o testemunho de vida na era que se caracteriza “Era Digital”.

Ao final da 2ª Meditação o Pe. Marcio Queiroz comunicou a todos sobre o Dia “C” da Evangelização que acontecerá no dia 05/06 (Dia Mundial da Comunicação), quando haverá uma grande mobilização a fim de motivar os Cristãos Católicos através das mídias sociais. A 1ª mobilização acontecerá no dia 05/05 (Dia Nacional da Comunicação), quando deveremos informar sobre o Dia “C”. Na oportunidade convidou a todos para estarem presentes na Missa que acontecerá no dia 04/06/11, às 9 horas, na Capela da PUC-Rio, na Gávea, quando se fará o anuncio sobre o MULTICOM e confraternização com Artistas e Jornalistas.

O Pe. Julio Cesar comandou a oração do Meio-Dia e o Ângelus.

Após o almoço houve a recitação do Santo Rosário e a subida ao Cristo Redentor para Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida da Celebração Eucarística presidida pelo nosso Bispo Dom Orani João Tempesta.


O Evento foi uma ótima oportunidade para refletir sobre melhorias para a nossa Pastoral da Comunicação e como ela pode colaborar com as demais Pastorais de nossa Paróquia na missão de anunciar JESUS.

A PASCOM-ST agradece a Deus por esta graça.

Texto e Fotografias: Teresa Agrello



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário, ele está aguardando liberação.
Como regra, não publicaremos conteúdos ofensivos e de baixo calão.