terça-feira, 27 de julho de 2010

Carreata celebra Sant'Ana


A Festa de Sant'Ana, cuja memória litúrgica se celebra em 26 de julho, este ano foi comemorada no domingo anterior, dia 25, com uma carreata que teve como objetivo envolver toda a Arquidiocese na celebração daquela que é a segunda Padroeira da Cidade. A carreata saiu da Igreja de Sant´Ana, em Campo Grande, às 14 horas, e seguiu pela Avenida Brasil até a do Centro. No trajeto, a animação ficou por conta do Movimento Aliança de Casais com Cristo.

A chegada da carreata à Igreja de Sant'Ana, no Centro, foi marcada pela alegria dos fiéis. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Animador do Vicariato Urbano, Dom Edson de Castro Homem, estava à espera da Imagem para recepcioná-la. O Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta entrou na igreja lotada, levando a Imagem até o altar, saudou todos os presentes e destacou a importância de Sant´Ana na vida de Nossa Senhora e de Jesus.

- Sant'Ana representa a experiência e a transmissão de ensinamento. Ela foi quem orientou e educou Maria em sua formação religiosa e na fé em Deus, disse o Arcebispo.

Dom Orani também ressaltou a necessidade de desenvolver a Pastoral do Idoso e da Terceira Idade. Segundo ele, muitas paróquias da Arquidiocese já atuam com essa Pastoral, priorizando um trabalho assistencial para aqueles que muitas vezes não têm o amparo necessário nem da própria família.

Antonio Brandão, devoto de Sant´Ana há 25 anos, sentiu uma grande emoção nessa festa. Para ele, é necessário que se divulgue a importância de Sant'Ana para a população do Rio de Janeiro. Além de co-padroeira da Arquidiocese, Sant'Ana é Padroeira dos Catequistas, como mostra a Imagem em que ela aparece lendo a Bíblia para Maria.

Após saudar os fieis, Dom Orani seguiu para a Igreja de São Tiago, em Inhaúma, para celebrar a festa do Santo comemorado no dia 25 de julho. Após a saída do Arcebispo, teve início a Celebração Eucarística presidida por Dom Edson.

Durante a homilia, Dom Edson destacou que Maria foi incentivada na fé por sua mãe Sant´Ana, mulher de oração e exemplo de vida religiosa e temor a Deus.De acordo com ele, Sant´Ana ensinou a ter uma atitude orante, para assim poder ter um encontro com Deus.

Dom Edson também destacou a necessidade do perdão. Ele explicou que quando rezamos o Pai Nosso é quando pedimos perdão. Da mesma forma também devemos perdoar. Ele disse ainda que devemos também sempre dizer eu te amo.

- Quando alguém ama e não diz, se omite, ensinou.

Dom Edson encerrou sua reflexão, voltando a falar sobre Sant´Ana, pois ela mostra o que deve ser feito, que é não deixar o tempo passar.

- Os idosos têm a missão de transmitir os valores das gerações passadas, olhando para o futuro com a realidade do presente, concluiu.

*Foto e colaboração: Victor Gonzalez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário, ele está aguardando liberação.
Como regra, não publicaremos conteúdos ofensivos e de baixo calão.