domingo, 1 de agosto de 2010

Cidade Maravilhosa prepara nova visita da Virgem de Nazaré


O Círio de Nazaré vai movimentar a Arquidiocese do Rio de Janeiro de 20 a 22 de agosto, quando a berlinda, ornamentada por flores, que carrega a imagem da Virgem de Nazaré, percorrerá todos os vicariatos. Fé e devoção devem ser as palavras que vão marcar esta edição da festa religiosa.

— Um povo que é abençoado pelo Cristo vai receber a benção de Nossa Senhora de Nazaré. Dessa maneira iremos aproveitar um evento cultural para ser também, para nós, um momento de fé e devoção que ajude o nosso povo em sua identidade católica e em seu entusiasmo para viver, como Igreja de Jesus Cristo, em estado permanente de missão, disse o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta.


Origem da devoção

A devoção à Nossa Senhora de Nazaré teve início, na verdade, em Portugal. Segundo a tradição, a imagem original da Virgem de Nazaré teria sido esculpida pelo seu próprio esposo, São José, e saído da cidade de Nazaré, no ano de 361. No Brasil, a devoção à Virgem teve início em 1700, quando o caboclo Plácido José de Souza encontrou, às margens do igarapé Murutucú – no exato lugar onde hoje se encontra o Santuário de Nazaré – uma pequena imagem de Nossa Senhora. No mesmo dia, Plácido levou a imagem para casa, mas, no dia seguinte, para a sua surpresa, ela não estava mais lá. Depois de muito procurar, Plácido foi reencontrá-la, novamente, às margens do Murutucú. O fato teria se repetido mais algumas vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local onde encontrou a imagem, Plácido construiu uma pequena capela. Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo então governador da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio de Nazaré foi realizado no dia 8 de setembro de 1793.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário, ele está aguardando liberação.
Como regra, não publicaremos conteúdos ofensivos e de baixo calão.