domingo, 29 de agosto de 2010

Peregrinação à Aparecida do Norte

A Casa da Mãe Aparecida recebeu no último sábado de agosto, dia 28, a 21ª Peregrinação Oficial da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Os cerca de 50 mil romeiros oriundos das paróquias cariocas retornaram à Aparecida do Norte para rezar, louvar e bendizer a Deus por todas as graças recebidas e renovar os pedidos de paz, não só para o Rio de Janeiro mas por todo o Brasil.

Às 7h, sob a animação de Monsenhor Joel Portela, Coordenador da Comissão Arquidiocesana de Pastoral, o povo carioca foi se reunindo em frente a Tribuna do Papa Bento XVI para a primeira parte da programação, rezar um terço. A recitação do terço foi iniciada por Dom Assis Lopes, Bispo Auxiliar da Arquidiocese. Entre as intenções estavam o Brasil e o povo brasileiro, as eleições e candidatos, a paz, os falecidos e os sacerdotes, em especial pelo Padre João de Deus comemorando seu Ano Jubilar de 50 anos de sacerdócio.



Após o terço, os peregrinos se prepararam para o segundo momento programado, a Celebração da Santa Missa, que aconteceu às 9h. Presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, a Missa foi concelebrada por Dom Raymundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida, Dom José Alves Guerra, Bispo de Coimbra, em Portugal, Dom Assis Lopes, Dom Edson de Castro Homem e Dom Antonio Augusto, Bispos Auxiliares do Rio de Janeiro, além dos Vigários Episcopais da Arquidiocese do Rio de Janeiro e demais padres presentes. A missa foi transmitida pelas TVs Aparecida e Horizonte, pelas Redes Nazaré e Vida de Televisão, além da Rádio Catedral do Rio de Janeiro.

Dom Orani iniciou a Celebração saudando a todos em especial aos peregrinos do Rio de Janeiro e agradeceu a Dom Damasceno pela acolhida da Casa da Mãe e destacou a importância de caminharmos juntos na fé. Durante a Homilia, Dom Orani falou das possibilidades que uma peregrinação pode nos oferecer. Além de ser uma tradição religiosa, quanto chegamos a um lugar sagrado Deus atua nessa visita, e temos a possibilidade de confissão e escutar o chamado do Senhor. Outra possibilidade é a de retornarmos aos para as nossas casas, paróquias e comunidades mais fervorosos com o ardor missionário renovado. Dom Orani lembrou que o Templo é sempre testemunho das promessas e das graças e que sempre é tempo de conversão para em seguida destacar a simplicidade de um romeiro. Ele ensinou que devemos suplicar e experimentar o verdadeiro amor, aquele que nem sempre vemos, e nos render a Jesus Cristo. Para Dom Orani é fundamental aproveitar cada instante para multiplicarmos os dons e talentos que Deus nos dá. Para encerrar, Dom Orani afirmou os interesses que Deus tem pela humanidade:

- Nós todos somos os sinais. Devemos sempre renovar nossa vontade de servir à Deus e estar de coração aberto para que seja feita em nós a vontade do Pai, concluiu.



Para concluir a programação da Romaria, após a missa os peregrinos realizaram a Via-Sacra até o Morro do Cruzeiro.

Muitos romeiros vão a Aparecida pedir alguma graça e por isso o local chamado “Sala das Promessas” fica repleto desses fiéis que depositam toda a sua fé na intercessão e no auxílio de Nossa Senhora para superar algum momento de dificuldade ou conseguir ultrapassar uma etapa na vida. Cícero Balbino, peregrino da Paróquia Bom Jesus da Penha, no bairro da Penha, acendeu uma vela de 1,50m na intenção de sua filha que este ano prestará prova de admissão ao Colégio Pedro II:

- Tenho fé em Nossa Senhora que ela será aprovada.

Outros tantos também participam da peregrinação para agradecer por graças recebidas, como a paroquiana da Paróquia Jesus Salvador do Mundo, do bairro Paciência, Márcia Xavier. Márcia fez uma promessa para um parente que desenvolveu um câncer. Este parente conseguiu se recuperar, hoje tem a doença controlada e voltou a ter suas atividades normais. Já Maria das Dores, peregrina da Paróquia São Jerônimo, em Coelho Neto, veio agradecer por duas graças alcançadas. Ela contou que o primeiro pedido foi feito para uma sobrinha que tinha o risco de perder a mão esquerda, em virtude de um tombo e que conseguiu se recuperar completamente sem a necessidade sequer de cirurgia. Para o segundo ela ofertou uma cabeça de cera e explicou emocionada:

- Meu sobrinho tinha um desejo forte de matar os filhos e a esposa e hoje, com a ajuda de Nossa Senhora Aparecida, ele hoje superou e está livre dessa vontade.



Ana Moreira, da Paróquia Nossa Senhora da Consolata, em Benfica, lembrou da primeira vez que veio em Aparecida do Norte há 50 anos, ainda na antiga igreja. Naquela época ela tinha um caroço no seio e seus tios fizeram uma promessa para Nossa Senhora. Após o pedido feito, novos exames constataram a melhora e o sumiço da doença:

- Sempre fico muito emocionada quando venho a Aparecida, pois me recordo dessa graça recebida pela intercessão de Nossa Senhora, disse.

Já Alda Mello partilhou que após sofrer o terceiro AVC, o popular derrame, seu filho fez uma promessa à Nossa Senhora Aparecida. Seu diagnóstico era a necessidade de uma angioplastia, além de estar em estado de coma. Após receber a graça pedida pelo filho e superar todas as dificuldades, ela passou freqüentar a Paróquia Santa Teresa de Jesus, no bairro de Santa Teresa, e hoje realiza inclusive atividades físicas normalmente, além de ter vencido uma depressão:

- Eu saí do fundo do poço!, contou animada.

Padre Alexsandro de Medeiros, do Ordinariado Militar do Brasil, que participou da Peregrinação pela Paróquia de Sant´Ana, no Centro, explicou que a Igreja é peregrina e está em busca constante de Deus, da mesma forma que o Povo de Israel, saindo do Egito foi em busca da Terra Prometida. A Romaria recorda também nossa devoção e amor a Maria e a religiosidade do povo de Deus. Finalizando, ele disse que uma peregrinação também deve servir para reavivar em nós o amor de Deus e a esperança em nossa caminhada na fé.

Galeria de Fotos:











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário, ele está aguardando liberação.
Como regra, não publicaremos conteúdos ofensivos e de baixo calão.