quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dom Orani nomeia novos Bispos Auxiliares

O Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, anunciou pela Rádio Catedral, na manhã desta quarta-feira, 24 de novembro, os nomes dos 3 novos Bispos Auxiliares para a Arquidiocese do Rio de Janeiro. São os Padres do clero carioca Pedro Cunha Cruz e Nelson Francelino Ferreira, e o padre do clero de Valença, Paulo César Costa. O documento da Nunciatura Apostólica do Brasil, lido para os ouvintes da Rádio, comunica que o Santo Padre Bento XVI, acolhendo a solicitação do Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, nomeou os reverendos Padres como novos Bispos Auxiliares.


O Monsenhor Pedro Cunha Cruz, atual pároco da Paróquia Santa Rita e diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, tem 46 anos de vida e 20 anos de sacerdócio. Ele foi ordenado no dia 4 de agosto de 1990. Formado pelo Seminário Arquidiocesano São José, cursou Filosofia pela UERJ, de 1987 a 1990, e Teologia pela PUC-Rio, de 1986 a 1989, mais tarde adquirindo os títulos de mestre em Filosofia, pela Pontifícia Università Santa Croce, em 1995, mestre em Teologia Fundamental, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em 1996, e doutor em Filosofia, pela Pontifícia Università Santa Croce, em 1997. Atuou como Vigário Paroquial da Paróquia Cristo Operário e Santo Cura d’ Ars, na Vila Kennedy, como Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Senador Camará, como Diretor de Estudos do Seminário Arquidiocesano São José, como Pároco da Paróquia Santa Teresa de Jesus, em Santa Teresa, e como Diretor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro.


O Monsenhor Nelson Francelino Ferreira, professor da Faculdade de Teologia São Bento, tem 46 anos de vida e 20 de sacerdócio. Também foi ordenado no dia 4 de agosto de 1990. Formado pelo Seminário Arquidiocesano São José, cursou Filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo, de 1984 a 1985, e Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, de 1986 a 1989, mais tarde adquirindo os títulos de mestre e doutor em Teologia Sistemática, pela PUC-Rio, de 1994 a 1997 e de 1998 a 2001, respectivamente. Atuou como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Realengo, como Pároco da Paróquia São Luiz Rei de França, em Costa Barros, como Pároco da Paróquia São Marcos, como Pároco da Matriz Nossa Senhora da Glória, como Vice- Presidente do Conic/RJ, como professor do Instituto de Ciências Religiosas, do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, da PUC-Rio, da Faculdade de Teologia São Bento, do Instituto Santo Antônio e do Seminário Rosa Mística, na Diocese de Nova Friburgo.


O Monsenhor Paulo César Costa, de 43 anos de vida e 18 de sacerdócio, foi ordenado em 1992. Atualmente é membro do grupo de peritos da Comissão de Doutrina da CNBB, do Instituto Nacional de Pastoral da CNBB, reitor do Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu, e diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio. Formado pelo Seminário Arquidiocesano São José, cursou Filosofia no Seminário Nossa Senhora do Divino Amor, em Petrópolis, como seminarista da Diocese de Valença, e Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, já no Seminário São José, de 1989 a 1992. Atuou como Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro e São Paulo, de Paraíba do Sul, como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras, como membro da Coordenação Diocesana de Pastoral da Diocese de Valença, como Pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima, como professor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, em Nova Iguaçu.

A Igreja do Rio de Janeiro está em festa, certa de que Deus escolheu 3 homens de fé, que são acadêmicos com vivência pastoral e que prezam pela formação dos leigos e dos futuros sacerdotes, para auxiliarem no governo arquidiocesano.


*Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário, ele está aguardando liberação.
Como regra, não publicaremos conteúdos ofensivos e de baixo calão.